Cada dia a natureza produz o suficiente para a nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

Mahatma Gandhi

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Histórico

O período pós-segunda guerra mundial fez emergir com uma maior ênfase os estudos do meio e a importância de uma educação a partir do entorno, chegando-se na década de 60 a mencionar explicitamente uma educação ambiental. Lembram ainda que os naturalistas, jornalistas, escritores e estadistas muito antes já escreviam sobre a necessidade de proteção dos recursos naturais ou mesmo sobre a importância do contato com a natureza para a formação humana. Mas atribui-se à Conferêncial de Estocolmo, realizada em 1972, a responsabilidade por inserir a temática da educação ambiental na agenda internacional.
Apesar da literatura registrar que já se ouvia falar em educação ambiental desde meados da década de 60, o reconhecimento internacional desse fazer educativo como uma estratégia para se construir sociedades sustentáveis remonta a 1975, quando se instituiu o Programa Internacional de Educação Ambiental, sob os auspícios da UNESCO e do PNUMA. E sobretudo dois anos depois, conhecida como Conferência de Tbilisi, momento que se consolidou o PIEA e se estabeleceram as finalidades, os objetivos, os princípios orientadores e as estratégias para promoção da educação ambiental.
Deve-se mencionar que a educação ambiental surge no Brasil muito antes da sua institucionalização no governo federal. Além de artigos brasileiros ilustres e de uma primeira legislação conservacionista já no século XIX e início do século XX, temos existência de um persistente movimento conservacionista e, já no início do século XIX e início do século XX, temos a existência de um persistente movimento consrvacionista e já no início dos anos 70, ocorre a emergência de um ambientalismo eu se une às lutas pelas liberdades democráticas que se manifesta através da ação isolada de professores, estudantes e escolas, por meio de pequenas ações de organizações da sociedade civil ou mesmo de prefeituras municipais e governos estaduais com atividades educacionais relacionadas ás ações voltadas á recuperação, conservação e melhoria do meio ambiente. Neste período também surgem os primeiros cursos de especialização em educação ambiental.
O processo de institucionalização da educação ambiental no governo federal brasileiro teve início em 1973, com a criação, no poder executivo, da Secretaria Especial do Meio Ambiente vinculada ao Ministério do Interior. A SEMA estabeleceu como parte de suas atribuições, “o esclarecimento e a educação do povo brasileiro para o uso adequado dos recursos naturais, tendo em vista a conservação do meio ambiente”, e foi responsável pela capacitação de recursos humanos e a sensibilização inicial da sociedade para as questões ambientais.
Um segundo passo na institucionalização da educação ambiental foi dado com a Política Nacional do Meio Ambiente, que estabeleceu em 1981 no âmbito legislativo, a necessidade de inclusão da educação ambiental em todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade ou objetivando capacitá-la para a participação ativa na defesa do meio ambiente, evidenciando a capilaridade que se desejava imprimir a essa prática pedagógica. Reforçando essa tendência, a Constituição Federal de 1988, estabeleceu no inciso VI do Artigo 225, necessidade de “promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente’.
A partir de 1990, diversas ações em educação ambiental desenvolvidas pela sociedade civil o por instituições públicas receberam aportes financeiros do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), que até 2002 já apoiou 274 projetos de educação ambiental, representando quase 30% dos projetos financiados por este órgão de fomento, criado em 1989 pela Lei 7.797.
Em 1991, a Comissão Interministerial par a preparação da Conferencia das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), considerou a educação ambiental como um dos instrumentos da política ambiental brasileira. Ainda em 1991, foram criadas duas instâncias no poder executivo destinadas a lidar exclusivamente com esse aspecto: o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do MEC, que em 1993 se transformou na Coordenação Geral de Educação Ambiental (COEA/MEC), e a Divisão de Educação Ambiental IBAMA.
No ano seguinte, em 1992, foi criado o Ministério do Meio Ambiente, e em julho desse mesmo ano, o IBAMA instituiu os Núcleos de Educação Ambiental em todas as Superintendências Estaduais, visando operacionalizar as ações educativas no processo de gestão ambiental na esfera.
No contexto da dinâmica internacional, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, estabelecido em 1992 no Fórum Global durante a realização da Rio-92, constitui-se como outro marco mundial relevante para a educação ambiental, pó ter sido elaborado no âmbito da sociedade civil, e por reconhecer a educação ambiental como um processo dinâmico em permanente construção, orientado por valores baseados na transformação social.
Durante o Rio-92, com a participação do MEC, também foi produzida a Carta Brasileira para Educação Ambiental que , entre outras coisas , reconhece ser a Educação Ambiental um dos instrumentos mais importantes para viabilizar a sustentabilidade como estratégia de sobrevivência do planeta e , consequentemente, de melhoria da qualidade de vida humana. A Carta Admite ainda, que a lentidão da produção de conhecimentos, a falta de comprometimento real do poder público no cumprimento e complementação da legislação em relação às políticas específicas de Educação Ambiental, em todos os níveis de ensino, consolidam um modelo educacional que não responde ás reais necessidades do país.
Com o desdobramento da Carta Brasileira para Educação Ambiental, o MEC promoveu ainda em 1992, em Foz Iguaçu, o 1° Encontro Nacional de Centros de Educação Ambiental (CEAs), onde os coordenadores dos centros já existentes e os técnicos das Secretarias de Educação debateram proposta pedagógicas e recursos institucionais, e apresentaram projetos e experiências exitosas em Educação Ambiental. Em decorrência, o MEC passou a incentivar a implantação de Centros de Educação Ambiental como espaços de referência, visando à formação integral do cidadão para interagir em diversos níveis e modalidades de ensino e introduzir práticas de educação ambiental junto às comunidades.
A partir de 1993, além do trabalho desenvolvido pelo IBAMA de acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente, capacitando recursos humanos e estendendo a temática ambiental às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, começou a discussão na esfera legislativa, de uma Política Nacional de Educação Ambiental que interligaria os sistemas nacionais de meio ambiente e de educação em um sistema único, por meio de Projetos de Lei n° 3.792/93 apresentado à Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Câmara dos Deputados.
Em dezembro de 1994 foi cria pela presidência da república o Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), em função da Constituição Federal de 1988e dos compromissos internacionais assumidos com a Conferência do Rio, compartilhado pelo então Ministro do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal e pelo Ministério da Educação e do Desporto, cm a parceria do Ministério da Cultura e do Ministério da Ciência e Tecnologia. O PRONEA foi executado peal Coordenação ode Educação Ambiental do MEC e pelos setores correspondentes do MMA/IBAMA, responsáveis pelas ações voltadas respectivamente ao sistema de ensino e á gestão ambiental, embora também tenha envolvido em sua execução outras entidades públicas e privadas do país. O PRONEA previu três componentes: (a) capacitação de gestores e educadores, (b) desenvolvimento de ações educativas e (c) desenvolvimento de instrumentos e metodologias , contemplando sete linhas de ação:
· Educação ambiental através do ensino formal
· Educação no processo de gestão ambiental
· Campanhas de educação ambiental par usuários de recursos naturais
· Cooperação com meios de comunicação e comunicadores sociais
· Articulação integração comunitária
· Articulação intra e interinstitucional
· Rede de centros especializados em educação ambiental em todos os Estados
Em 1995 foi criada a Câmara Técnica Temporária de Educação Ambiental no CONAMA, que realizou a sua primeira reunião em junho de 1996, quando se discutiu o documento intitulado “Subsídios para a formulação de uma Política Nacional da Educação Ambiental”, elaborado pelo MMA/IBAMA e MEC. Os princípios orientadores para esse documento eram a participação, a descentralização, o reconhecimento da pluralidade e diversidade cultural e interdisciplinaridade.
Ainda em 1996, inclui-se no Plano Plurianual 1996-1999 “a promoção da educação ambiental, através da divulgação e uso de conhecimentos sobre tecnologias de gestão sustentável de recursos naturais”, embora não se tenha determinado seu correspondente vínculo institucional. Em outubro desse mesmo ano, o MMA criou o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, e em dezembro, firmou um protocolo de intenções com o MEC visando á cooperação técnica e institucional em educação ambiental, com cinco anos de vigência, configurando-se num canal formal para o desenvolvimento de ações conjuntas. Algumas atividades desempenhadas pelo Grupo de Trabalho foram as seguintes:
· Elaboração e coordenação da 1° Conferencia Nacional de Educação Ambiental
· Estabelecimetno de parceria com o Projeto Educação Ambiental para o Ensino Básico “Muda o Mundo, Raimundo!”
· Promoção de Seminários sobre a prática da educação ambiental no ecoturismo, biodiversidade e Agenda 21
· Promoção de palestras técnicas inseridas na ação “Temporada de Palestras”
· Definição das ações de educação ambiental no âmbito dos Programas Nacionais de Pesca Amadora e Agroecologia
· Promoção do Levantamento Nacional de Projetos de Educação Ambiental
Em 1997, depois de dois anos de debates, os Parâmetros Curriculares Nacionais foram aprovados pelo conselho Nacional de Educação. Os PCN constituem-se como um subsídio para apoiar a escola na elaboração do seu projeto educativo, inserindo procedimentos, atitudes e valores no convívio escolar, em como a necessidade de entrar de alguns temas sociais urgentes, de abrangência nacional, denominados côo temas transversais: meio ambiente, ética, pluralidade cultural, orientação sexual, trabalho e consumo, com possibilidade de as escolas e/ou comunidades elegerem outros de importância relevante par sua sociedade.
Ainda em 1997, durante a 1° Conferência de Educação Ambiental, realizada em Brasília, foi produzido o documento “Carta de Brasília para a Educação Ambiental”, contendo cinco áreas temáticas:
· Educação ambiental e as vertentes do desenvolvimento sustentável
· Educação ambiental formal: papel, desafios, metodologias e capacitação
· Educação no processo de gestão ambiental: metodologia e capacitação
· Educação ambiental e as políticas públicas: PRONEA, políticas de recursos hídricos, urbanas, agricultura, ciência e tecnológica
· Educação ambiental, ética, formação da cidadania, educação, comunicação e informação da sociedade
Em 1999 foi criada a Diretoria Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) no ministério do Meio Ambiente, que de início passou a desenvolver as seguintes atividades:
· Implantação do Sistema Brasileiro de Informações em Educação Ambiental (SIBEA), objetivando atuar como um setor integrador das informações de Educação Ambiental no país
· Implementação de Pólos de Educação Ambiental e Difusão de Práticas Sustentáveis nos Estados, objetivando irradiar as ações de Educação Ambiental
· Fomento à formação de Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental nos estados e auxílio na elaboração de programas estaduais de Educação Ambiental nos estados e auxílio na elaboração de programas estaduais de Educação Ambiental
· Implantação de curso de Educação Ambiental á Distância, objetivando capacitar gestores, professores e técnicos de meio ambiente de todos os municípios do país
· Implantação do projeto “Protetores da Vida”, objetivando sensibilizar e mobilizar jovens para as questões ambientais
Em abri do mesmo ano também é aprovada a Lei n°9.795/99, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental. Em 2000, a educação ambiental integra o Plano Plurianual do Governo (2000-2003), agora institucionalmente vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, contemplando sete ações realizadas pelo MMA, IBAMA, Banco do Brasil e Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

ProNEA - Programa Nacional de Educação Ambiental



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